Como Aplicar Pavimento e Revestimento Cerâmico

Como Aplicar Pavimento e Revestimento Cerâmico

Os azulejos, quando bem colocados, apresentam uma grande durabilidade e menor probabilidade de rachar ou partir. Colocar pavimento e revestimento cerâmico é um trabalho que exige muita técnica, mas a Macolusa está aqui para o ajudar com algumas dicas essenciais.

Para conseguir o resultado que tanto deseja siga todas as etapas deste processo.

-

1. SUPERFÍCIE 

O primeiro passo é assegurar que a superfície onde vai colocar os azulejos (seja no chão ou na parede) esteja completamente plana e, para isso, aconselhamos o uso de uma régua

Certifique-se também que está a trabalhar numa superfície devidamente limpa, seca e bem preparada para receber a cola para os cerâmicos. 

l
ç

2. COLA PARA CERÂMICO

A próxima etapa é misturar a cola. Para obter uma massa homogénea e com a textura ideal (garantindo a resistência e durabilidade da instalação dos azulejos) deve-se adicionar o produto em pó a um recipiente com água e misturar com a ajuda de um misturador elétrico.

O objetivo é conseguir uma mistura espessa o suficiente para ser aplicada na parede (sem pingar muito), para que ainda seja possível mover minimamente os azulejos depois de os aplicar. Muitas vezes, uma cola com a consistência errada pode comprometer toda a obra, por isso é importante seguir todos os passos para saber como a preparar corretamente. 

 

3. APLICAR A COLA

Posto isto, é necessário usar um pente ou uma espátula dentada para começar a aplicar o produto, espalhando-o com a parte dentada, de modo a obter uma boa fixação e otimizar o desempenho do mesmo. Para obter o melhor acabamento é importante começar a trabalhar em áreas mais reduzidas para evitar que a camada superficial seque. 

 

4. COLOCAÇÃO DA CERÂMICA

Um bom acabamento também implica que o corte dos azulejos seja bem feito. Nesse sentido, pode optar por um cortador manual ou um cortador elétrico

O uso de cruzetas é importante para que consiga atingir um efeito homogéneo, quer ao nível do alinhamento, quer do espaço que separa os azulejos. Para ajudar também ao efeito homogéneo pode ainda colocar estabilizadores, que vão permitir nivelar os azulejos garantindo que não haja ressaltos.

Aconselhamos também o uso de um maço de borracha para assentar devidamente as peças.

 

5. JUNTAS

Depois dos azulejos devidamente colocados, é necessário preencher os espaços entre os mesmos utilizando uma espátula de borracha e um betume específico para juntas (previamente misturada). 

 

6. LIMPEZA

Para obter um melhor acabamento das juntas, utilize uma esponja húmida para remover o excesso de betume utilizado. Troque a água as vezes que forem necessárias. 

Por fim, deixe secar. Quando estiver seco, limpe os azulejos com um produto de limpeza neutro.

Deixe um comentário